1

Bomba! Jornal Folha de São Paulo abandona Facebook

O Jornal Folha de São Paulo abandona Facebook

O Facebook tem criado tanta exigência nas rede sociais com as empresa ou sites que acabou perdendo uma empresa forte.

Com quase 6 milhões de seguidores em sua página, a ‘Folha de S. Paulo’, jornal de maior circulação e influência do País, decidiu suspender os posts no Facebook.

“O algoritmo da rede passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal, em detrimento dos distribuídos por empresas, como as que produzem jornalismo profissional”, justificou a companhia.

A ‘Folha’ afirma que, em janeiro, as 10 maiores páginas de jornais brasileiros na rede social de Mark Zuckerberg tiveram queda de 32% nas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) em comparação com o mesmo mês de 2017.

Jornal Folha de São Paulo abandona Facebook

Essa perda significativa já é resultado da curadoria de conteúdo imposta pelo Facebook. A rede social deseja um fluxo mais ‘familiar’ em detrimento de matérias geradas por veículos de comunicação.

Difícil acreditar que, no Brasil, em ano eleitoral que promete ter uma das disputas políticas mais acirradas desde a redemocratização, o Facebook deixe de apresentar a toxicidade atual.

A rede tornou-se palco para panfletagem e radicalismos de todo gênero. A exclusão de conteúdo jornalístico profissional vai dar ainda mais visibilidade às ‘fake news’ e aos posts carregados de intolerância e tentativa de ideologismo.

Os usuários em busca de informação qualificada precisarão sair do Facebook para acessar portais e blogs de notícias, ou seja, a rede social vai ‘expulsá-los’ de sua plataforma – um tiro no pé.

Difícil acreditar que, no Brasil, em ano eleitoral que promete ter uma das disputas políticas mais acirradas desde a redemocratização, o Facebook deixe de apresentar a toxicidade atual.




faloepronto

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *